domingo, 2 de outubro de 2011

O Mito do Desabafo

O que significa o desabafo? O que ele de fato alcança? Quando nos explicamos, contamos os nossos problemas e expomos os nossos pontos de vista nos sentimos melhor.
Se temos um problema a inclinação natural é tentar resolve-lo e, muitas vezes, acreditamos que o outro pode nos ajudar. É essa sensação, de que o problema está prestes a ser resolvido, que nos dar o alívio. Mas é uma expectativa que precisa se concretizar, para que a dor se elimine através do desabafo. E nos casos em que conversar não é solução e nem um caminho a ser traçado? (você pode até piorar a sua situação) Não existe isso de gritar, falar e pronto: Tudo se resolve! O desabafo não é milagroso e pode só satisfazer a curiosidade e curar ao outro que quer ouvir. Mas não nego que existem pessoas compreensivas e que de fato ajudam.  Se o desabafo não produz mudanças, são somente palavras ao vento.
Infelizmente, quem ver o desabafo como pão de cada dia pode sim agir como esses "ajudadores". As pessoas não sabem o que é desabafo e quais os efeitos para cada pessoa. Inclusive os psicólogos. O desabafo tem efeitos racionais ou irracionais? Ambos? É válido pisar na ferida de alguém para fazê-la gritar só por que você tem a impressão de que gritar é bom e que conhece o problema que essa pessoa está passando? Ela tinha um problema? Você conversou com ela?
Desabafem, mas escolham as pessoas certas. Entendam o que é o desabafo, pois este precisa de ações.


Criaturas insignificantes que não são capazes de morrer pela justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário